Suplemento Renato Ramalho

Suplementação para os dias sem treino

Muitos atletas ficam em dúvida sobre a suplementação para os dias sem treino. Será que podem tomar suplementos nos dias em que não treinam?

A dieta que um atleta faz não consiste apenas em focar somente no período do dia ou nos dias de treinos. Ela serve para a suplementação também, não esquecendo de ter uma boa alimentação e que consumir carboidratos nas refeições não se tem necessidade de suplementar com carboidratos nos dias sem treino, pois o seu consumo de energia será bem menor.

No que diz respeito aos suplementos proteicos, é bom saber que a proteína é essencial para a construção e da recuperação muscular, onde ocorrem diariamente, incluindo os dias de descanso.

Suplementação-para-os-dias-sem-treino

 

Suplementação para os dias sem treino: usar ou não

Os suplementos só podem ser usados com fim de suprir as necessidades diárias de um indivíduo em uma dieta. Alguns exemplos são as gorduras, o ômega e as proteínas, mas o suplemento HMB, por exemplo, tem também eficácia muito boa se utilizado em períodos sem treino, o que reduz a perda natural da massa muscular.

De acordo com um estudo realizado, em 10 dias de repouso total pessoas adultas que suplementaram com 3 g/dia de HMB conseguiram perder um menor número de massa muscular em relação as que não suplementaram.

Atualmente a suplementação está sendo muito utilizada em diferentes esportes, pois ela auxilia na alimentação deficiente do atleta, melhorando a performance e, assim, o atleta obtém um resultado melhor.

Você sabe qual suplemento se deve usar em cada tipo de esporte?

Muitos praticantes de esportes e atividades físicas ficam na dúvida se devem ou não usar suplementação nos dias de descanso. A suplementação feita de forma indiscriminada poderá fazer com que a quantidade de nutrientes ingerida diariamente seja superior à necessária e isso poderá prejudicar os órgãos, como rins e fígado.

Mas, no geral, a necessidade de nutrientes no organismo difere em quantidade ao se comparar com um individuo sedentário. Existem diversas pessoas que utilizam o suplemento para substituir refeições, uma conduta inadequada.

A suplementação só é indicada quando a ingestão de alimentos não alcança as necessidades de cada pessoa e isso depende muito da frequência de treinos e da atividade praticada.

Existem situações em que o suplemento pode estar associado a uma refeição apenas com fim de aumentar um nutriente específico ou então para tornar a dieta mais adequada dentro da rotina de cada atleta.

O Ministério da Saúde dividiu em grupos os suplementos:

– Proteicos: é para completar a ingestão proteica de uma dieta.

– Energéticos: estes podem ser usados antes, durante ou pós-treinos e provas, pois vão depender das características do indivíduo e do esporte.

– Repositores: essas bebidas esportivas tem finalidade de repor água, carboidratos e eletrólitos de forma rápida, o que evita a desidratação em uma atividade intensa ou longa, como a de ciclistas e corredores.

– Compensadores: contém lipídios, carboidratos e proteínas, além de minerais e vitaminas. São indicados para os casos de desnutrição ou para atletas que possuem necessidades aumentadas devido a seu estado fisiológico, tipo de exercício ou limitações na dieta.

– Aminoácidos: dentro deste grupo estão os aminoácidos que são indicados para aumentar a massa muscular, como os BCAAs, que são indicados para exercícios de longa duração e recuperação muscular.

– Compostos termogênicos: contem uma ou mais substancias para acelerar o metabolismo, como o guaraná em pó e a cafeína. Contribuem para a queima de gordura também.

Para completar a lista, os precursores de hormônios e os compostos de minerais, antioxidantes e vitaminas.

Atenção: a suplementação deve ser acompanhada por um profissional e precisa estar associada a uma dieta planejada para a sua modalidade de exercícios ou esportiva.

loading...

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.