Scroll Top

Emagrecimento

Você sabe como evitar o efeito sanfona

Efeito sanfona

Efeito Sanfona: Antes…Depois e Depois do depois

Não, esse artigo não tem nada a ver com música. Para os leigos, o efeito sanfona deriva daquele movimento do acordeon de abrir e fechar o instrumento para que ele produza aquele “fuééin”. Quando uma pessoa está no processo de emagrecimento, pode acabar não pensando no que vem depois. Como dizem os experientes, o difícil não é perder peso. Difícil mesmo é manter-se magro.

Pois bem hoje vamos falar sobre o efeito sanfona, terrível inimigo pós dieta que traz não só todo aqueles quilos perdidos, mas também uma quantidade significativa de estrias. Vira e mexe conhecemos pessoas que fizeram uma dieta rigorosíssima e depois de um tempo, engordaram tudo novamente. Por que será que isso acontece?

Por que o efeito sanfona acontece?

Como já vimos, trata-se de ficar engordando e emagrecendo constantemente. Geralmente isso acontece quando uma pessoa não eliminou peso de forma saudável, desacompanhada de um nutricionista, muito rápido ou então sem escrúpulo nenhum.

Sabe aquelas dietas malucas da proteína, do carboidrato, da lua? Então, esse tipo de dinâmica para emagrecer é o que mais proporciona esse efeito sanfona. Isso porque são dietas inadequadas, que não contam com uma alimentação balanceada e prática de exercícios físicos. A pessoa pode até emagrecer rápido, mas como não aprendeu a se alimentar corretamente, acaba engordando novamente.

Outra forma de ganhar peso de novo é quando o indivíduo resolve emagrecer por conta própria, sem visitar um nutricionista que acompanhe o processo. Para essas pessoas eu recomendaria que pelo menos depois de alcançar a meta, fossem fazer uma visita a um especialista, porque ele saberá dizer como manter o peso, sem emagrecer mais e sem voltar a engordar.

Como evitar o efeito sanfona?

Para início de conversa, não faça nenhuma dieta maluca. Se você quer emagrecer só para um determinado evento, vá mais vezes na academia durante a semana e maneire nos doces. Só isso vai ajudar a perder algum peso, mas se a intenção é eliminar muitos quilos, faça uma reeducação alimentar. Você vai aprender a se alimentar novamente, e com o tempo fará isso sem nem precisar da ajuda de um especialista.

Dieta Dukan

O método Dukan é interessante porque foi desenvolvido pelo estudioso Pierre Dukan, e leva em consideração o que se chama de Fase Consolidação. É a terceira fase da dieta, e caracteriza-se pelo período em que o organismo de um indivíduo vai se acostumar com o novo peso, o novo cardápio, o novo tudo.

A dieta dukan ficou famosa depois que as famosas a adotaram para emagrecer, e hoje está disponível para quem quiser realizá-la. Particularmente, eu não gosto muito de dietas restritivas, e a dukan tem períodos de restrição a carboidratos; porém tem quem goste, mas se for adotar, consulte um nutricionista primeiro.

Esta Fase Consolidação é o período que, como eu já disse acima, o corpo passa a se acostumar com o novo peso, a nova forma, a nova alimentação. É esse o período em que o efeito sanfona é minimizado em possibilidades.

É impossível sofrer o efeito sanfona com a reeducação alimentar?

É importante ressaltar que não. A reeducação é o método mais eficaz para emagrecer e não voltar a engordar, porém, as pessoas podem acabar abandonando a vida saudável aos poucos, e sim, podem engordar novamente. Vai de cada um exercer a prática diária de pensar na quantidade de calorias que está consumindo, e se ela vai interferir no seu peso. De nada adianta querer ter uma alimentação saudável e não ter força de vontade para mantê-la depois que a meta for alcançada.

loading...

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.