Scroll Top

Vitamina

Vitamina B12: entenda sua importância

Uma vitamina muito importante para a formação de novas células é a vitamina B12. Saiba tudo sobre ela aqui.

A vitamina B12 é essencial para formar novas células em nosso corpo, principalmente para as células do sangue. Porém a maneira como o organismo a absorve se diferencia das demais, tanto que ela pode ser considerada a estrela das vitaminas e isso devido a sua importância e a sua excentricidade.

Vitamina B12: Importância e benefícios

Vitamina B12: Importância e benefícios

Vitamina B 12

Ela é conhecida também como “cobalamina” (ou cianocobalamina) e possui uma estrutura química bem complexa em relação a outras vitaminas, inclusive mais complexa que a vitamina B. a vitamina B12 é a única que possui um elemento inorgânico (mineral cobalto), sendo parte da sua composição e planta alguma ou animal consegue fabricá-la, somente micro-organismos como as bactérias, por exemplo.

Os micro-organismos são encontrados em alimentos de origem animal, como as carnes, fígado, peixe, frango, produtos lácteos e ovos. Então os produtos de origem animal são essenciais para garantir níveis de vitamina B12 muito bons. Assim que produzida, a vitamina B12 precisa ser ainda aproveitada no organismo, mas essa é uma tarefa difícil.

Para que o nosso organismo aproveite bem a B12, ou seja, para que ela seja bem absorvida, o sistema digestório tem que estar em excelentes condições fisiológicas, com enzimas pancreáticas, ácido clorídrico e fator intrínseco (um tipo de proteína que é produzida exclusivamente através das células do estômago e que ajuda na absorção de nutrientes).

Mesmo que a vitamina B12 dê trabalho para nosso organismo, ela oferece muitos benefícios e para o metabolismo o seu papel é fundamental. É essa vitamina que é responsável tanto para o crescimento como também para a divisão celular, sem contar que essa vitamina atua na produção de eritrócitos (células vermelhas do sangue).

Sua participação na fisiologia normal do nosso corpo é essencial e ela também pode ter um papel muito importante para o tratamento de algumas doenças, de acordo com pesquisas realizadas. Estudos ainda revelam que altos níveis no sangue conseguem diminuir os sintomas da depressão e ainda existe uma comprovação de que os níveis adequados de vitamina B12 em nosso organismo diminuem episódios de asma em crianças.

No caso de idosos a B12 tem um papel ainda maior, pois um estudo que foi realizado pelo Departamento de Fisiologia, Anatomia e Genética da Universidade de Oxford, conseguiu comprovar que idosos que possuem altos níveis de vitamina B12 conseguem ser até seis vezes menos propensos a ter uma diminuição da B12, protegendo contra o “encolhimento” do cérebro que é típico da idade avançada, levando à redução de algumas funções cognitivas, por exemplo, a perda da memória.

Quantidade ideal da vitamina B12 De O a 12 meses: 0,4 a 0,5 mcg

»De 1 a 8 anos: 0,9 a 1,2 mcg.
»De 9 a 13 anos: 1,8 mcg.
»Maiores de 14 anos: 2,4 mcg.
»Gestantes: 2,6 mcg.
»Lactantes: 2,8 mcg.

No que a falta da vitamina B12 acarreta?

Se você fica sem vitamina B12 em sua alimentação, terá problemas, como:

– Pessoas que tem desordem gastrointestinal: portadores de doença celíaca (intolerância a glúten) ou doença de Crohn (inflamação crônica no intestino) tem muita dificuldade na absorção da B12.

– Idosos: de 10 a 30% dos idosos sofrem com alterações estomacais, diminuindo a secreção de acido clorídrico, este é fundamental para absorver a vitamina B12. Sem contar que com a falta do ácido, bactérias que consomem essa vitamina aparecem, por isso é recomendado que idosos usem suplementos ou alimentos mais fortificados.

– Gestantes e lactantes: para o organismo da mulher, a prioridade é o bebê e a vitamina B12 acaba atravessando a placenta para alimentar o bebê. Já para as que amamentam, a maior parte dessa vitamina é liberada no leite, levando o organismo da mulher a carência do nutriente.

Depois do que você viu aqui não vai deixar faltar a vitamina B12 no seu organismo, não é mesmo?

Você vai deixar um comentário agora ou vai ler novamente o artigo primeiro?

loading...

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.