Scroll Top

Vitamina

Vitamina A

É uma fala muito comum a importância de se ingerir os nutrientes que o corpo precisa para se manter saudável sendo que um dos principais é a famosa vitamina A que é utilizada de maneira intensa pelo organismo.

Esta vitamina consiste em um micronutriente solúvel em lipídios que é encontrada na forma de retinóides ou carotenóides que são transformados por meio do metabolismo orgânico na substância definitiva.

vitamina A

Principais funções e benefícios da vitamina A

A vitamina A está relacionada com uma série de funções importantes existentes no corpo como no ciclo visual sendo relevante no processo reação ocular com relação à luz e escuridão para a criação das imagens.

Este nutriente é utilizado também no processo de diferenciação celular, na forma de ácido retinóico, estimulando a expressão de genes bem como levando à produção de variados tipos de proteínas orgânicas.

Outras funções do nosso corpo que precisam da mediação da vitamina A para acontecerem são o fortalecimento do desempenho do sistema imunológico, atividade antioxidante evitando processos de oxidação celular.

Está envolvida ainda no bom desenvolvimento dos ossos, órgãos reprodutivos, dentes, cabelos e tecido epitelial como também oferece uma proteção importante para a pele e mucosas orgânicas existentes.

Como o organismo utiliza a vitamina A

A vitamina A, de forma geral, não pode ser utilizada diretamente pelo organismo sendo obtida a partir de precursores conhecidos como carotenóides que dão aos alimentos que os possuem uma cor que varia do amarelo até um vermelho bem vibrante.

As principais formas de caroteno que levam ao surgimento de vitamina A são o beta, alfa e gama os quais podem ser encontrados em alimentos como espinafres, salsas, tomate, folhas verdes escuras, cenouras, mangas, brócolis e vários outros.

Problemas relacionados a deficiências de vitamina A

Quando ocorre um reduzido consumo de componentes que possuem vitamina A ocorre uma hipovitaminose deste componente que leva a problemas variados de saúde como infecções frequentes, deficiências imunológicas e alterações oculares como xeroftalmia, cegueira ou até mesmo morte.

Por outro lado o uso exagerado de fontes ricas em vitamina A leva também a um distúrbio conhecido como hipervitaminose que leva a uma intoxicação do organismo com sintomas como pele seca, dores ósseas, diminuição no crescimento, problemas hepáticos, sangramentos nasais e alterações capilares.

Como ingerir corretamente vitamina A

Por ser extremamente importante, mas devendo ser ingerida na quantidade correta é indicado que adultos consumam em média 1 grama por dia com variações nestes valores para crianças e mulheres gestantes.

Para consumir este nutriente é possível obter formulações prontas ou utilizar alimentos ricos neste tipo de opção como abacate, abóbora, caju, couve, fígado, leite, mamão, gema de ovo, taioba, agrião, sardinha, tomate vermelho, damasco e vários outros.

Conclusão

Desta maneira, a vitamina A consiste em um importante nutriente necessário para a manutenção da saúde do corpo em seus variados aspectos precisando ser ingerida na quantidade e formas adequadas para evitar problemas e ter muito mais energia diária.

loading...

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.