Scroll Top

Nutrição Suplemento

Suplementos Alimentar Na Terceira Idade

O uso de suplementos na terceira idade está ajudando os idosos a ter uma redução da perda óssea e muscular.

De acordo com pesquisas realizadas pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, a cada ano os brasileiros vivem mais e isso significa que a expectativa de vida no país está crescendo mais.

Suplementos alimentar na terceira idade estão sendo uma alternativa saudável e muito boa e não apenas para que os idosos vivam mais, mas principalmente para que eles vivam melhor. Entre os suplementos alimentar mais comuns estão os multivitamínicos que são compostos de uma série de minerais de vitaminas.

Suplementos Alimentar Na Terceira Idade

Suplementos Alimentar Na Terceira Idade

Principais dicas de suplementos alimentar na terceira idade 

O destaque vai para o cálcio, pois ele auxilia na saúde óssea onde a população idosa tem concentrado uma série de problemas. Entre esses problemas está a osteoporose, que é o resultado da diminuição da massa óssea. Outro problema comum em idosos é a sarcopenia, ou seja, a perda da musculatura esquelética que contribui para a diminuição da força muscular esquelética, contribuindo assim para a diminuição da força muscular, equilíbrio e também alterações no modo de andar, maior risco de doenças crônicas e perda da função física.

A partir dos 60 anos a pessoa começa a ter uma perda muscular que gira em torno de 1% anualmente e que pode chegar até a 3%. Com isso, a alternativa ideal para idosos para reduzir a velocidade da sarcopenia é fazer uso de suplementos de proteína, pois sua principal função é reparar e reconstruir os tecidos.

Pelo fato de que alguns tipos de proteínas não serem sintetizadas através do organismo, elas precisam ser fornecidas por meio de alimentos. Porém com o passar do tempo o organismo do idoso terá maior dificuldade em absorver os nutrientes.

Além dos suplementos proteicos, uma opção muito boa é a creatina, pois de acordo com estudos que apresentam evidências onde a suplementação de creatina pode atenuar a degeneração muscular.

Mas ainda, seu uso é sugerido na terapia com idosos associada a exercícios físicos. E por meio de uma pesquisa realizada na frança, sobre nutrição humana de Auvergne, mostra que a falta de aminoácidos está ligada intimamente com a perda muscular nos idosos.

Então, os aminoácidos são essenciais para a síntese proteica e se há uma deficiência nessas substancias, as proteínas não serão sintetizadas e os músculos não serão reconstruídos. Vale enfatizar que mesmo sendo eficazes, os suplementos alimentares não são autossuficientes, pois é preciso que o indivíduo idoso tenha uma alimentação saudável e pratique atividades físicas para que essa seja uma combinação perfeita com os suplementos.

Com isso, Suplementos Alimentar Na Terceira Idade precisa também manter o acompanhamento por um médico ou nutricionista, isso é fundamental uma vez que o uso incorreto e indiscriminado de suplementos alimentares pode resultar em consequências graves. O médico vai recomendar o suplemento avaliando cada caso, pois muitos idosos se alimentam com o mesmo cardápio de uma pessoa mais jovem.

Os idosos precisam de alimentos mais macios, já que não conseguem mastigar alimentos mais duros, como a carne por exemplo. Sem contar que, por não ser perceptível, à medida que envelhecemos nosso organismo passa a ter mais dificuldades em absorver os nutrientes.

loading...

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Flávio Mendes Barbosa. disse:

    Ola bom dia
    Minha vo ta com ifizema pulmonar dai ela ficou 7 dias na UTI ja saiu mas ainda nao esta se equilibrando as pernas quando fica em pe. O que fasso para melhorar esta fraquesas dos ossos ela alimenta super bem so a fraquesa nos ossos que ta demais

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.