Scroll Top

Suplemento

Principais Cuidados com Suplementos Alimentares

Principais Cuidados com Suplementos Alimentares

Principais Cuidados com suplementos alimentares

Principais Cuidados com Suplementos Alimentares

Não é de hoje que esse assunto de suplementos alimentares está em voga na mídia e nas rodas de conversa entre amigos de academia. Mas você aí sabe para que realmente os suplementos servem? Os mais famosos são o Whey Protein, o BCAA, a Creatina e a Maltodextrina; cada um deles tem sua função, mas precisam ser consumidos com ressalvas. Vamos entender o porquê no artigo de hoje.

Cuidados com  suplemento Whey Protein

O Whey Protein é o suplemento mais escolhido entre os praticantes de atividade física, e ele é o responsável pela aceleração do ganho de massa muscular. Esse suplemento ajuda a síntese das proteínas, formando mais músculos, além de melhorar a imunidade e também a saúde dos ossos.

Porém, não é porque o Whey Protein é um ajudante, que seu consumo pode ser descontrolado. Alguns cuidados precisam ser tomados; existe uma série de tipos de Whey, principalmente os isolados, que têm até 95% da composição formada por proteína. Os concentrados têm entre 20% e 90%, sendo o valor proteico menor e acompanhado de gorduras, lactose e açúcares.

Os hidrolisados têm proteínas menores, mas que são melhor absorvidas pelo organismo. Para pessoas intolerantes à lactose ou que tenham algum tipo de alergia aos componentes, a forma hidrolisada é a melhor pedida para ingerir o Whey Protein, porque possui a proteína mais pura – e infelizmente, a mais cara.

Cuidados com o suplemento BCAA

O BCAA trata-se de um grupo de três aminoácidos; isoleocina, valina e leocina. Esta última está 100% presente em todos os BCAA, e é um componente essencial para o desenvolvimento dos músculos. Apesar disso, os nutricionistas recomendam o consumo mínimo por uma série de motivos, principalmente pelo excesso de gordura, açúcar, corantes e muitos, mas muitos produtos químicos que podem fazer mal.

Cuidados com o suplemento Creatina

A Creatina, por sua vez, é uma substância derivada de um aminoácido. Ela é a responsável pelo desenvolvimento muscular, manutenção dos músculos, força e resistência. O nosso corpo produz creatina e ela também faz presenças nas carnes, principalmente vermelhas; quem come quantidades consideráveis de carne não precisa tomar esse suplemento, portanto.

Cuidados com o suplemento Maltodextrina

A Maltodextrina ajuda as pessoas que realizam atividades intensas e de longa duração, porque é um carboidrato, então fornece energia suficiente para desenvolver a atividade física sem quaisquer problemas de deficiência nutricional. Ainda que seja um ajudante, esse carboidrato pode ser substituído pela ingestão de frutas mais doces. É interessante lembrar que consumir suplementos é uma decisão que precisa ser feita em conjunto com especialistas; ingerindo a Maltodextrina em excesso, por exemplo, pode acarretar no acúmulo de gordura, resultado diametralmente oposto ao desejado.

Cuidados gerais

O consumo desses produtos tem aumentado consideravelmente, porque as pessoas estão se preocupando mais com o próprio corpo. O Sebrae fez um levantamento que mostrou um crescimento de 113% no setor de academias, de 2007 a 2012. Em 2007, havia um total de 9.300 academias em todo o Brasil, e em 2012 o número saltara para mais de 21.000 estabelecimentos.

Mais uma vez é importante ressaltar que antes de comprar e consumir qualquer suplemento é preciso consultar especialistas, tanto médicos quanto preparadores físicos. Eles saberão informar com detalhes as características de cada tipo de suplemento e se existe alguma contra indicação para o seu perfil de saúde e de atividade física. Por causa da facilidade ao acesso, as pessoas costumam comprar – até pela internet tem como adquirir esse tipo de produto hoje em dia – e fazer uso indiscriminadamente. Essa atitude pode trazer problemas de saúde e consequências sérias para o organismo.

 

loading...

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.