Scroll Top

Suplemento

A polêmica da adulteração de suplementos

Foi espalhado pela internet laudos que apontam a adulteração de suplementos, o que causou uma polêmica nacional referente ao assunto. Mas o que diz esses laudos? Quais problemas trazem para nossa saúde? Acompanhe aqui.

Os laudos constam que a maioria das empresas nacionais não cumpre o que estão em seus rótulos de suplementos. Isso está deixando muitas pessoas preocupadas, fazendo com que muitas parem de usar os suplementos. Mas será que é tudo isso que estão mostrando mesmo?

É fato que todos os produtos industrializados sofrem adulterações e isso desde alimentos até produtos e bens de consumo. De acordo com o que nos foi mostrado, as adulterações dos suplementos sofreram um aumento, sejam elas devido a má fé dos produtores por negligência ou então por inadequações dos processos de produção.

Não é de hoje que a adulteração de suplementos existe e por vezes os lotes provaram, por meio de avaliações, que têm algo de errado com um e outro produto. Mas isso não acontece somente com produtos nacionais, visto que a ANVISA dos Estados Unidos retira do mercado internacional alguns produtos que possuem alguma substância considerada perigosa para a saúde.

A polêmica da adulteração de suplementos

Adulteração de suplementos são prejudiciais para nossa saúde?

Sim, porém de diferentes formas. A adulteração de suplementos se torna preocupante quando são ultrapassadas as margens de erros que está estabelecida pelo órgão regulamentador ou então quando as empresas decidem, por má fé, colocar substancias nos produtos.

Imagine que uma pessoa que seja intolerante à lactose compre uma proteína do soro do leite que seja isolada com ausência total em lactose e carboidratos, devido informações no rótulo. Se essa pessoa ingerir tal produto e começar a passar mal, será que o dano não seria maior do que uma dor de barriga? E se fosse uma criança que, com a forte desidratação causada por uma dor de barriga, fosse levada a óbito? Podemos perceber que o problema em adulterar é maior do que podemos perceber.

O mesmo acontece com pessoas alérgicas, como à caseína. E pelo que parece, muitos estão brincando com algo que é muito sério, pois podem colocar a saúde e a vida de outras pessoas em risco.

Mas como saber qual suplemento não está adulterado?

Com tantos suplementos no mercado, fica difícil saber qual escolher, não é mesmo? Confira algumas dicas básicas para escolher qual suplemento comprar:

  1. Procure sempre escolher e consumir a primeira linha de uma empresa;
  1. Não dê ouvidos aos vendedores, afinal eles precisam vender;
  1. Escolha produtos que não seja alvo de polêmicas e, de preferência, os que já possuem nome e credibilidade no mercado;
  1. Não confie nos rótulos, mas no que laboratorialmente já foi comprovado em mais de uma análise ou através de uma gama delas;
  1. Se você já costuma tomar suplementos, identifique o que tem sido melhor ou pior para você, traçando assim, seu próprio plano de suplementos e opções de produtos.

É claro que essas são apenas algumas dicas para você, pois com certeza você saberá como escolher o melhor suplemento.

Conclusão

Podemos concluir que a adulteração dos suplementos é um fato preocupante, mas algumas dessas adulterações têm a proteção da lei brasileira, então nem são consideradas adulterações.

Como dica, compare até três laudos de empresas para que você faça uma escolha mais segura. O melhor mesmo para a saúde seria o consumo de suplementos naturais obtidos na alimentação através de receitas balanceadas e destinada a ganho de massa muscular.

loading...

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.