Scroll Top

Nutrição

Pimenta e Temperos que Ajudam Emagrecer

Pimenta e temperos que ajudam emagrecer

Pimenta e temperos que ajudam emagrecer

Pimenta e temperos que ajudam a emagrecer.

É relativamente difícil perder peso hoje em dia, porque a vida está passando cada vez mais rápido. Para descuidar da alimentação é um passinho, e por isso precisamos prestar a máxima atenção quando o assunto é dieta balanceada. Concomitantemente ao esforço diário, é possível usar de alguns artifícios para impulsionar o emagrecimento – para as pessoas que precisam, é claro – e aliviar um pouco a pressão de perder peso.

Como é de conhecimento popular, não é necessário deixar de comer nenhum alimento, porém a moderação se traduz como a chave do sucesso. Uma das manhas para ajudar o corpo a eliminar os excessos é escolher o tempero certo para cada refeição, e conferir o que cada um deles pode trazer de bom para a sua saúde.

O interessante de apostar nos temperos como ajudantes é que os alimentos ficam muito mais saborosos, podem mudar de sabor, tudo isso sem aumentar significativamente a taxa de calorias, o que é muito bom.

As ervas frescas, originárias de uma hortinha caseira, por exemplo, são mais naturais e proporcionam um aroma único para as refeições, e de acordo com as ervas escolhidas, a quantidade pode ser alta para que o sabor se modifique. Além do sabor e da qualidade emagrecedora, alguns temperos previnem doenças e podem amenizar os sintomas de outras.

Os temperos desidratados contêm cerca de 7 calorias por colher de chá, quantidade essa que geralmente é a mais usada para temperar uma refeição. Portanto, por apenas 7 calorias, vale a pena o esforço de investir nos temperos, certo? Vamos conhecer então quais são as características dos principais temperos e como eles podem ajudar na sua dieta.

Pimenta

Há uma série de tipos de pimenta, mas as que mais ajudam na dieta são duas: a pimenta preta e a caiena. A piperina, responsável pelo sabor da pimenta preta, ajuda a queimar calorias durante a termogênese. Além de realçar o sabor da comida, é uma das divas emagrecedoras entre os temperos. No caso da caiena, ela dá sensação de saciedade e acelera o metabolismo. Ela tem uma substância chamada capsaicina, responsável pela aceleração da queima calórica.

Canela

Além de ser saborosíssima, a canela ajuda a controlar os níveis de insulina (alô, diabéticos!), que além de melhorar a distribuição de açúcar ainda ajuda a adiar a sensação de fome. O tempero ainda é diurético, queima gordura, melhora a digestão, diminui o apetite e minimiza a ansiedade.

Alho

O alho barra a criação de gorduras extras, quando ingerido com continuidade. Ele metaboliza carboidratos com muita destreza e funciona também como redutor do apetite. O alho tem em sua composição um nutriente chamado alicina, responsável por acelerar o gasto de energia, elimina líquidos e toxinas do organismo.

Cravo

O cravo é um dos protagonistas na culinária indiana, e tem funções termogênicas, ou seja, que queimam gordura. Além disso o cravo ainda acelera o metabolismo e queima caloria.

Hortelã

Só o aroma da folha de hortelã já ajuda a diminuir o apetite, sabia? Estudos com alguns grupos de pessoas em 2009 mostraram que as pessoas as quais sentiam o aroma da erva antes das refeições comiam até 1800 calorias a menos do que as que não foram expostas ao cheiro. 1800 calorias é um bom número, não acha?

Coentro e Orégano

Outro gigante da culinária indiana, o coentro acelera o metabolismo, enquanto que o orégano tem funções rejuvenescedoras e também é diurético, metabolizador de carboidratos e produz enzimas responsáveis pela digestão.

Nunca despreza as ervas frescas, pois o processo de desidratação faz com que os temperos percam suas propriedades e óleos essenciais. Portanto, se for usar erva, que seja fresca!

 

 

loading...

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.