Scroll Top

Emagrecimento

Os benefícios da caminhada para emagrecer

Os benefícios da caminhada para emagrecer

Os benefícios da caminhada para emagrecer

A caminhada é um exercício universal: qualquer pessoa, em qualquer idade, pode desenvolver esse exercício, porque ele é tranquilo e não exige investimento e tampouco muito tempo do seu dia para ser feito. Por isso, pode ser uma atividade incrementada no seu dia-a-dia de forma muito natural.

Algumas dietas, como a dieta dukan por exemplo, pedem a caminhada por pelo menos vinte minutos ao dia para acompanhar a reeducação alimentar e funcionar como um extra na queima de calorias, além das atividades diárias. Não necessariamente você precisa fazer a caminhada para perder peso; se já estiver com um peso bacana mas não desenvolve nenhum exercício físico, caminhar serve para você também.

Caminhada para emagrecer de forma saudável

Quando uma pessoa completamente sedentária começa a fazer caminhadas diárias, os seguintes aspectos vão melhorar progressivamente: circulação sanguínea, capacidade pulmonar, funcionamento do coração, fortalecimento muscular, melhor no quadro de problemas no joelho.

O melhor é que, mesmo depois de parar com a caminhada, o corpo continua a queimar calorias por causa do aumento no metabolismo que aquele exercício proporcionou. Você estava totalmente parado, trabalhando sentado o dia todo no escritório, por exemplo, e de repente começou a gastar mais calorias. O corpo busca uma forma de se adaptar.

Infelizmente, o nosso corpo não trabalha em prol do emagrecimento. Portanto, ele vai acabar se acostumando com caminhadas de vinte minutos todos os dias, depois de um tempo. Após um certo período – que varia para cada pessoa – esse mesmo exercício vai deixar de fazer efeito e o indivíduo vai parar de perder peso.

É chegada a hora de intensificar o exercício ou então aumentar o tempo. Caso você não tenha muito tempo disponível para caminhar, procure andar mais rápido, e depois correr. Assim, a caminhada se transforma em corrida, e por consequência você vai gastar mais calorias e dará continuidade ao emagrecimento e ao aumento da resistência do seu corpo.

Outros benefícios da caminhada.

Não é apenas com o intuito de perder peso que as pessoas costumam caminhar. Andar por aí à toa, em meio de áreas verdes e mesmo na rua, olhando vitrines e restaurantes, ou até observando o movimento da rua, tudo isso faz bem para a mente. É como se você pusesse sua cabeça para descansar, atraindo bons pensamentos e deixando os problemas de lado. Experimente qualquer dia desses.

Além desse bem-estar mental, a caminhada também proporciona mais saúde para os ossos, não só das pernas, mas do corpo todo. O impacto dos pés no chão faz com que haja uma maior quantidade de estímulos elétricos por todo o esqueleto, e isso facilita a absorção do cálcio. Esse processo deixa os ossos mais resistentes e saudáveis, o que diminui o risco de desenvolver osteoporose.

A caminhada ainda afasta o problema da depressão, porque libera grandes quantidades de endorfina. Na verdade, essa característica cabe a todos os exercícios, principalmente os aeróbicos. Sabe aquela sensação boa que você tem depois da academia? É por causa da endorfina.

É essa substância que o corpo libera que também é responsável pela ânsia, digamos assim, que sentimos quando começamos a fazer o exercício físico regularmente. Essa ânsia se relaciona com a vontade de praticar cada vez mais exercícios, mais tempo e mais vezes na semana. Vira uma atividade prazerosa, no final das contas.

Você acha que deveria ser acrescentado mais informação ao artigo “Benefícios da caminhada para emagrecer”? Comente abaixo e deixe sua sugestão.

 

loading...

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.