Scroll Top

Emagrecimento

O que emagrece mais-comer menos ou mais exercícios físicos

O que emagrece mais-comer menos ou mais exercícios físicos

O que emagrece mais-comer menos ou mais exercícios físicos

O que emagrece mais-comer menos ou mais exercícios físicos

É sempre uma dúvida entre os interessados em perder peso se eles devem comer menos ou então praticar mais exercícios. No artigo de hoje vamos entender como funciona exatamente uma reeducação alimentar e para que servem de fato os exercícios físicos. Vamos nessa?

Não é comer menos, é comer direito

Quando eu comecei a minha reeducação alimentar, já tinha passado por várias dietas malucas, e na maioria delas, me privava totalmente do que eu mais amo comer nessa vida: doces. Nem suco, às vezes, eu tomava. O único açúcar que meu organismo recebia era dos carboidratos e das frutas. Sabe quanto tempo duravam essas dietas? Estourando, um mês. Depois disso, eu desatava a comer doce que nem uma doida e voltava a engordar tudo de novo (ALERTA SANFONA! ALERTA SANFONA!).

Quem abriu meus olhos foi o meu namorado, por incrível que pareça. Ele também já tinha sido gordinho e resolveu fazer uma reeducação alimentar para perder peso. Mas o pulo do gato está no seguinte: você não precisa fazer sacrifícios, passar fome, nem deixar de comer o que gosta. O segredo é a moderação. Você já deve ter ouvido falar nisso, todos os nutricionistas falam e tal, mas não encare isso como uma corrente que te prende, mas sim como uma libertação.

A reeducação alimentar ajuda até a controlar a sua ansiedade. No meu caso, quando estou com vontade mesmo de comer um doce, não paro de pensar nisso. Quero um doce a qualquer custo, e geralmente já penso em um doce específico. O que eu faço? Vou até o mercado, compro, como na hora do lanche e acabou a vontade. Sem “sair da dieta”, sem arrependimentos, e quer saber de uma coisa? Aprecio os sabores dos alimentos muito melhor agora.

O segredo foi fazer da reeducação alimentar um entretenimento, não uma obrigação, então baixei um contador de calorias e fui descobrindo o universo da alimentação balanceada. Por exemplo, sabe quantas calorias tem uma porção de 500 gramas de batata frita? 680 (e um combo do Burger King tem 1.180!!!!) . E sabe quantas calorias eu consumo por dia? 1200. É mais da metade das calorias que posso comer diariamente, e por incrível que pareça, dá para se alimentar muito bem com essa quantidade de energia.

Conforme o tempo vai passando, você vai aprendendo a reavaliar as suas prioridades, escolhendo sua alimentação. Eu prefiro comer batatas fritas em um fim de semana, com os amigos em um barzinho, lugar em que não estou preocupada com a vida, com a reeducação, com nada. Então durante a semana evito comer alimentos muito gordurosos, para que quando eu tenha oportunidade de comer, não fique com peso na consciência. Essa é a pegada, saber escolher.

E os exercícios?

Os exercícios físicos se dividem entre cardiovascular e de fortalecimento. O primeiro tipo é também conhecido como aeróbico, ou seja, é aquela atividade que cansa, faz suar e gasta muita energia. É com esse tipo de exercício que uma pessoa atinge o objetivo de emagrecer. Já os exercícios de fortalecimento são aqueles que tonificam os músculos, e fazem crescer massa magra no corpo.

Ambos os exercícios são bons para quem quer emagrecer, principalmente os cardiovasculares. Porém, combinando os dois é possível não só perder massa gordurosa, como transformá-la em músculos. Por isso, uma pessoa que pratica ambas as modalidades pode até demorar um pouco mais para perder peso – músculo pesa mais que gordura – mas estará perdendo cada grama com muita saúde.

Respondendo à pergunta do título, realizar uma reeducação alimentar vai fazer você perder bastante peso no início, e é recomendado que exercícios cardiovasculares acompanhem o processo. Porém, se você optar por exercícios de fortalecimento muscular, é possível que o seu peso demore para cair, justamente porque o corpo vai criando músculos. De qualquer forma, mexa-se!

loading...

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.