Scroll Top

fitness Modalidades fitness

Nasce o Xtend Barre – Combinação de Pilates e Balé

Xtend Barre

Nasce o Xtend Barre – Combinação de Pilates e Balé

Nasce o Xtend Barre – Combinação de Pilates e Balé.

Sabemos que o pilates é um dos exercícios mais completos atualmente, e também um dos mais procurados em todas as academias do Brasil. É uma atividade que combina esforço e aeróbica, tratando-se de uma modalidade especialmente diferenciada.

Já o balé clássico, além de ser belíssimo de ser assistido traduzindo O Lago dos Cisnes ou Copélia, por exemplo,também faz um bem danado para as pessoas que o praticam. Por vezes só lembramos da disciplina que o balé exige dos bailarinos, mas esquecemos que é uma modalidade de dança que precisa de equilíbrio, muita força muscular e gasta bastante energia.

Outro bom aspecto do balé clássico é poder dançar ouvindo músicos famosíssimos do universo clássico da música internacional. Como é de conhecimento geral, o balé é embalado apenas por clássicos e instrumentais. É basicamente a junção dos conceitos de ambas as práticas que forma a ideia do Xtend Barre.

Do que se trata o Xtend Barre?

O Xtend Barre junta os princípios das duas atividades físicas em apenas um modelo de exercício. O intuito é construir um exercício ainda mais completo, que alongue, fortaleça e condicione o corpo inteiro. De acordo com os praticantes, a pessoa se sente mais equilibrada, mais forte e mais saudável, é claro.

Ainda é um conceito novo no Brasil, mas super indicado para as bailarinas que já aposentaram a vida do balé clássico, e também para as pessoas que buscam uma atividade física diferente. Em uma entrevista com professores, alguns chegaram a afirmar que os alunos não veem a hora de chegar o dia da aula, porque curtem muito. As aulas são ritmadas, têm muita música para incentivar a turma e duram aproximadamente uma hora.

Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode fazer aulas de Xtend Barre, porque é um exercício 100% seguro e de baixíssimo impacto. Até mesmo pessoas que tenham lesão no joelho ou qualquer outro membro podem fazer as aulas sem medo de prejudicar mais o problema. Pode até ajudar no tratamento, fortalecendo a região afetada.

A maioria dos exercícios é feita na barra, como nas aulas de balé. Apenas alguns são adaptados para realizar de pé ou em alguma outra posição. A bola do pilates, a faixa e os elásticos também são bastante usados durante a aula. Para fortalecer os membros superiores (braços, ombros, costas) os professores preferem o uso de halteres. Criou-se uma justaposição entre os pliés, developeés e todos os outros exercícios do balé com o fortalecimento do pilates. Impossível um exercício mais legal, principalmente para quem já dançou balé alguma vez na vida: nostalgia total.

Além dos benefícios visíveis que ambas as atividades trazem, é interessante ressaltar que a musculatura se fortalece e a postura de uma pessoa também melhora quando ela pratica o balé, ou o Xtend Barre. Além disso quando quiser sair para dançar, por exemplo, se sentirá muito mais a vontade e bem mais ritmada com qualquer música, mesmo que seja só por diversão.

A tendência das atividades físicas é que elas se tornem cada vez mais divertidas, cada vez mais chamativas. Estamos precisando de mais adeptos mesmo, afinal de contas o número de academias no Brasil cresce à medida que é inaugurado um novo restaurante fasto food. Lembrem-se sempre que dar uma escapada da reeducação alimentar até pode, mas que em 90% do tempo precisamos nutrir nosso corpo e fazer com que ele viva por mais tempo e com uma qualidade maior. Assim finalizo o artigo com uma dica: quer voltar a viver a delícia de infância que foi o balé na sua vida? Então matricule-se numa academia e faça aulas de Xtend Barre. Você vai se surpreender.

loading...

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.