Scroll Top

Suplemento

A importância em ingerir 2 carboidratos após treino

O treino terminou, agora é hora de pensar em como recuperar a energia gasta. O organismo precisa de reposição, principalmente pelo fato de que não é só treino que consome energia, mas rotina de trabalho e estresse diário também demandam exigências nutricionais e fisiológicas. Conheça aqui a importância em ingerir 2 carboidratos após treino.

O pós-treino é um momento muito importante e faz parte da rotina de treinamento. Por meio de uma programação alimentar, é bom compensar, de forma satisfatória, o alto gasto energético que seu corpo sofreu. A ingestão de quantidades adequadas de calorias, lipídeos, carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas, sem contar a hidratação, se torna parte fundamental.

A proteína sozinha não oferece o efeito esperado. Ela precisa de outros nutrientes, como o carboidrato. Entenda aqui o porquê de ser tão importante equilibrar a composição do que ingerimos no pós-treino e qual a importância dos carboidratos na sua recuperação.

A importância em ingerir 2 carboidratos após treino

Os carboidratos

Primeiro, é importante entender o que é carboidrato, então, anote aí: carboidrato é o principal nutriente no fornecimento de energia e se o ingerirmos em proporções adequadas, ou seja, de acordo com nosso peso corporal e intensidade de exercícios, esse macronutriente será a chave para que consigamos aguentar um treino mais puxado, sem contar que repõe o que foi gasto.

2 carboidratos para ingerir após o treino

As melhores opções de carboidrato pós-treino são os de médio a alto índice glicêmico por corresponderem aos carboidratos que fornecem rapidamente energia, otimizando a liberação de insulina (que é muito importante para absorver todos os nutrientes). Nesse caso, as batatas e as massas são boas opções.

Muitas pessoas acreditam que os carboidratos são os grandes vilões, porém, o que realmente engorda é a falta de equilíbrio entre o gasto energético total e o consumo, assim como a qualidade da distribuição de todos nutrientes da dieta, diariamente.

É importante frisar que o carboidrato é tão importante quanto os outros nutrientes, mas em quantidades adequadas e nos momentos oportunos. Ter equilíbrio de uma dieta com a atividade física é um fator importante para uma boa composição corporal. Caso tenha dúvida sobre a quantidade adequada de carboidrato para você, consulte um médico nutricionista.

Por que é importante recuperar o glicogênio

Após um treino prolongado é comum que os atletas sintam uma fadiga e ela está relacionada a uma redução nos seus estoques de glicogênio hepático e muscular, que é um combustível primário do nosso corpo para atividades longas de média e alta intensidade e que fica armazenado no fígado e músculos.

Isso quer dizer que se o nosso corpo precisa consumir glicogênio para suportar o exercício, precisará repor também o estoque para um próximo treino. Então, esse precisa ser o foco principal da alimentação assim que terminar o treino, pois, além de hidratar e poder recuperar os músculos com a proteína, o atleta precisará de quantidades certas de carboidrato para poder reabastecer a energia do seu corpo que busca incansavelmente por glicose na corrente sanguínea para ressíntese de glicogênio.

Podem ser necessárias 24 horas para que seu corpo consiga repor completamente o glicogênio, dependendo da intensidade do exercício. E é no pós-treino que o corpo busca por “alimento”, com fim de recuperar a reserva energética, aí, se não encontrar glicose que é sua fonte primária de energia, seu corpo vai converter e formar uma glicose que ele precisa a partir de outras fontes, incluindo a proteína.

Resumindo, na falta de carboidrato para uma conversão em glicose, é a proteína que será sacrificada. Daí a importância em ingerir 2 carboidratos após treino junto com uma fonte de proteína de alto valor biológico.

loading...

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.