Scroll Top

Definição muscular Emagrecimento Modalidades fitness

Importância e Benefícios do Tae bo

Importância e Benefícios do Tae bo

Importância e Benefícios do Tae bo

Importância e Benefícios do Tae bo

Surge uma técnica nova de malhação a cada dia que passa. A onda da vez é o tae bo, ou aeróbica no estilo de kickboxing. A ginástica com aspecto de técnica de combate tem feito a cabeça da maioria das mulheres. Essa nova modalidade é uma mistura de boxe, artes marciais e aeróbica convencional. A combinação de todos esses exercícios fornecem um ótimo tratamento para o corpo todo.

A rotina envolve exercícios cansativos, que prometem aumentar a resistência do corpo e fortalecer a mente, além de diminuir o estresse e aprimorar os reflexos. O sistema cardiovascular também ganha com o tae bo, e apesar de ter sido originado no meio das artes marciais, se for feito com qualidade é significativamente seguro e estimulante.

A média de calorias queimadas por hora é de 500 a 800, bem mais do que a quantidade perdida em uma hora de aeróbica tradicional. É bom lembrar que como o kickboxing aeróbico é um treino muito forte, ele demanda um preparo. Não adianta nada sair do completo sedentarismo e cair direto numa aula intensa, você pode acabar passando mal. Assim como qualquer outro projeto, é preciso estabelecer etapas e caminhar de acordo com o ritmo do seu corpo, então conheça seus limites.

Como funciona o tae bo?

Muitas academias não têm um sistema de progressão, com turmas em diferentes estágios de tae bo. Geralmente, a instituição oferece a aula e cabe ao aluno consultar um preparador físico ou assistir a uma aula antes de considerar se vai conseguir acompanhar. Até as pessoas que estão acostumadas com exercícios os quais façam suar e cansar muito precisam ter cuidado. Até onde sabemos, um jogador de futebol pode ter grande habilidade em correr longas distâncias, mas talvez não aguente nadar duzentos metros em uma piscina.

Os movimentos são diferentes, e mesmo as pessoas bem preparadas precisam passar por um período de adaptação. Uma sessão longa de kickboxing aeróbica várias vezes na semana, no início, pode não ser bom para o corpo, tampouco para a mente. Você pode achar que é uma barra muito pesada e nunca mais voltar à academia para uma aula dessa novamente.

Portanto a melhor pedida é começar com pouco tempo, e pouca intensidade, e ir aumentando conforme for “ficando fácil” para você. As quantidades certas de tempo e a intensidade de cada exercício são informações que não posso divulgar aqui no blog, porque cada pessoa precisa de uma avaliação específica, exames e análise de desempenho.

Recomendações, à parte, a modalidade aumenta a autoestima e melhora consideravelmente sua capacidade pulmonar, disposição diária e níveis de energia ao longo do dia. A aula geralmente começa com alongamentos básicos e uma atividade cardiovascular mais leve, só para aquecer, geralmente com flexões e corridas. O aquecimento é imprescindível e não subestime a maneira correta de desenvolver os exercícios.

No geral, a rotina do tae bo tem uma série de socos repetitivos, variados com chutes e demais derivados de golpes do kickboxing. As repetições são essenciais para que os alunos consigam memorizar corretamente os movimentos; com o tempo, acaba sendo uma atividade muito divertida e interessante para liberar o estresse. Esses golpes envolvem a contração e relaxamento de uma série de grupos musculares, alternadamente, e muitos desses grupos não são alcançados com a musculação tradicional.

Ao mesmo tempo, os sistemas cardiovascular e pulmonar também aproveitam com esses exercícios, uma vez que o coração trabalha para bombear mais sangue e os pulmões precisam de cada vez mais oxigênio. Isso durante as primeiras aulas, depois que o corpo for se acostumando, a capacidade tanto do coração quanto dos pulmões vai aumentando. Isso significa nada mais do que mais resistência e mais saúde, além de uma qualidade de vida acima das expectativas.

Depois do término das repetições, vem uma série de alongamentos e exercícios no chão, a fim de diminuir a frequência cardíaca e relaxar os músculos. Quando começar as suas aulas, você vai precisar prestar atenção nos seguintes aspectos:

  • É bom evitar pesos nos braços e nas pernas, além de segurar alteres quando for dar socos e chutes. No começo a intensidade precisa ser moderada, porque exageros podem causar contusões e estresse nas juntas.
  • Não estenda demais pernas e braços ao socar e chutar, nem exija demais da sua flexibilidade. Exigir demais pode causar distensões e lesões, portanto faça uma progressão gradual e lenta.
  • Não ligue para o que os outros alunos disserem ou fizerem. Mesmo que eles estejam em estágios mais avançados, cada pessoa tem seu tempo e todo mundo começa igual. Não desista e siga em frente.
  • Não esqueça de beber muita água, muita água mesmo. Quanto mais, melhor para a sua hidratação – afinal, você vai suar bastante nas aulas.
  • Limite a frequência a no máximo três aulas de tae bo por semana. Você pode alternar com outros tipos de exercícios, mais leves e menos intensos. O tempo de descanso para os músculos é tão fundamental quanto o tempo de exercício.

 

 

loading...

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.