Scroll Top

Nutrição

Café da manhã: uma preciosa refeição

Sem dúvida alguma o café da manhã é uma das principais refeições que nem sempre fazemos da maneira correta. Saiba mais como deve ser o seu desjejum!

Para enfrentar um longo dia de trabalhos, estudos ou exercícios, com bastante disposição, tudo começa numa boa mesa de café da manhã. Um desjejum completo e equilibrado é recomendado pelos especialistas não só como boa fonte de energia, mas também como um benefício para toda a saúde. Uma grande curiosidade é que ele previne do excesso de peso contra o qual tantas pessoas vivem lutando.

Café da manhã: uma preciosa refeição

Mas você sabe por que pessoas que pulam esta etapa da refeição têm mais tendência à obesidade?

Ao contrário do que se pensa, não é apenas relacionado ao quanto a pessoa ingere na segunda refeição. A falta do café da manhã,segundo os nutricionistas, é responsável por uma deficiência de nutrientes no organismo, levando ao aumento de peso. Como ficamos durante toda a noite sem alimentação, no período da manhã se não for feita uma alimentação adequada, começamos a queimar massa muscular para obter energia, e não as gorduras, causando flacidez e acúmulo de gordurinhas.

Quais os alimentos corretos a serem ingeridos no café da manhã?

Considerando as pessoas no geral, sem colocá-las em grupos específicos, alimentos que jamais podem faltar são: frutas variadas, leite (de preferência o desnatado), pães, queijo branco, aveia, trigo, centeio, nozes, café (grãos menos torrados), sucos, gelatina, iogurte. A refeição deve totalizar entre 350 a 500 calorias.

O café da manhã para grupos específicos

Existe o tipo de desjejum recomendado para todos os tipos de pessoas. Portanto vamos separar em grupos.

1) Para os que não praticam exercícios físicos com regularidade e buscam um café da manhã que beneficie a saúde

Café preto sem açúcar, pão integral com grãos, leite ou iogurte, frutas, queijo branco ou requeijão light.

Antes do desjejum é bom tomar um copo de água e depois ingerir a fruta para que os minerais e vitaminas sejam melhor absorvidos.

2) Para os que são fãs de academia

O café da manhã dos ‘esportistas’ deve conter quase as mesmas opções dos sedentários. No entanto as frutas devem ser as com menos açúcar, para evitar a hipoglicemia na hora dos exercícios. Além disso o pão branco é mais recomendado e o leite deve ser integral.

3) O café da manhã de quem está acima do peso

Frutas de baixa caloria (melão, melancia, morango, abacaxi), produtos light, fibras (o que dará a sensação de saciedade ao longo do dia).

O mito dos ovos e mandioca no café da manhã

Sim! Os ovos e a mandioca ou a batata são boas pedidas no desjejum. Isso substituindo, e não apenas complementando. A mandioca e a batata cozidas ingeridas no lugar dos pães e o ovo no lugar do leite e do queijo são boas opções. Isso porque pão e mandioca ou batata são carboidratos e quando podemos nos alimentar de algo mais natural, nada melhor do que substituir sem pensar! O mesmo serve para o ovo, que é proteína. Fontes naturais de energia são sempre as melhores!

Como diria o ditado: Faça o seu café da manhã como um rei e tenha um bom dia!

Mas quer melhorar mais ainda esta refeição? Com certeza vai adorar estas dicas  para um bom café da manhã nordestino. Veja vídeo abaixo.

 

loading...

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.